segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

FILETERO EVERGETES (282 - 263 a.C.)

Filetero (Φιλέταιρος, Philétairos ) viveu em c. 343 - 263 a.C. e foi o fundador da dinastia dos Atálidas em Pérgamo na Anatólia. Nasceu em Tieion uma aldeia no costa anatólia do Mar Negro entre a Bitínia e a Paflagônia. Seu pai era Átalo (em grego Attalos, talvez procedente da Macedônia) e sua mãe, Boa, era uma mulher da Paflagônia.
Ao lado, moeda do tempo de Eumenes I com as efígies de Filitero e da deusa Atena, padroeira de Pérgamo. Segundo estudiosos, a robustez de seu rosto indica sua condição de eunuco.
Após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a. C., Filetero esteve envolvido nas lutas de poder conhecidas como as "Guerras dos Diádocos” (diádocos significa "sucessores" em grego) entre os governadores regionais de Alexandre: Antígono Monoftalmos na Frígia, Lisímaco na Trácia e Seleuco I Nicátor na Babilônia, dentre outros. Filetero serviu com o macedônio Dócimo inicialmente a Antígono, mas depois passou para o lado de Lisímaco, que, após a morte de Antígono na batalha de Ipso em 301 a. C., torna-se senhor da maior parte da Anatólia. Lisímaco nomeou Filetero governador de Pérgamo, a cidade onde Lisímaco mantinha um tesouro de 9000 talentos de prata. Abaixo, o mundo helenístico após a morte de Antígomo Monoftalmos (301 a.C.).


Filetero reconheceu a soberania de Lisímaco até 282 a. C., quando, talvez por causa de conflitos decorrentes das intrigas palacianas de Arsínoe II do Egito, a terceira mulher de Lisímaco, esse condenou a morte seu primogênito, Agatocles. Esse feito atroz de Lisímaco causou grande indignação. Muitas das cidades da Ásia Menor se revoltaram, e seus amigos de confiança desertaram, entre eles Filetero que ficou ao lado de Lisandra, viúva do príncipe falecido, que pede ajuda a Selecuco: o embate entre os dois diádocos é inevitável. Filetero decidiu abandonar Lisímaco e se ofereceu, juntamente com a importante fortaleza de Pérgamo e os seus tesouros, a Seleuco, diádoco das regiões orientais. Lisímaco foi derrotado e morto em batalha em 281, em Corupédio, por Seleuco, o qual também seria morto meses depois por Ptolomeu Cerauno, irmão de Arsínoe, em Lisimáquia (Trácia). Filetero compra o cadáver de Seleuco e o remete ao filho e sucessor deste, Antíoco I, em Selêucia.
Embora Filetero se encontrasse formalmente sob controle selêucida após a morte de Seleuco, tinha uma considerável autonomia e foi capaz, graças à sua enorme riqueza, de aumentar o seu poder e influência para além de Pérgamo. Há muitas notícias Filetero como um benfeitor de cidades vizinhas e templos, como Delfos e Delos. Também contribuiu com tropas, dinheiro e comida para a cidade de Cízico, na sua defesa contra os invasores gálatas. Como resultado, Filetero ganhou prestígio para si e sua família. Embora não ostentasse o título de rei, seus domínios constituíam um verdadeiro reino. Abaixo, o território de Filetero após a morte de Lisímaco (281 a.C.).

Ao longo de seus quase quarenta anos de governo, construiu sobre a acrópole de Pérgamo o templo de Demeter e Atena (a deidade protetora de Pérgamo), bem como o primeiro palácio da cidade e melhorou em grande medida as fortificações.
Sendo eunuco, Filetero nunca se casou e não teve filhos. Atribui-se essa condição a um acidente de infância onde seus testículos teriam sido esmagados, embora alguns eruditos entendam que isso é uma lenda inventada por seus sucessores para retirar o opróbrio de Filetero que teria sido castrado para estar a serviço real.
Caristo, gramático de Pérgamo, diz que era filho de uma cortesã, e sua origem indecorosa teria sido abafada pela versão estatal de que seria descendente de Hércules.
Adotou seu sobrinho, Eumenes I, que lhe sucedeu como governante de Pérgamo quando de sua morte em 263 a. C. Ao seu nome foi dado o apodo grego de euergetes, evergetes, o benfeitor.
A exceção de Eumenes II, todos os futuros soberanos de Pérgamo representaram o busto de Filetero nas suas moedas, prestando homenagem ao fundador da sua dinastia.

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Philetaerus
http://es.wikipedia.org/wiki/Filetero
http://ca.wikipedia.org/wiki/Fil%C3%A8ter_de_P%C3%A8rgam
http://www.livius.org/phi-hp/philetaerus/philetaerus.html">http://www.livius.org/phi-php/philetaerus/philetaerus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário